sábado, 15 de dezembro de 2012

Programa Mais Educação


Funciona na EMEF Luciano Poletti desde setembro de 2012 o programa “Mais Educação”, sob a coordenação do professor Rafael Alves de Oliveira. Os alunos participam de varias oficinas como: dança, musica, ginástica rítmica desportiva (GRD), taekwondo, matemática, artesanato e informática, que são oferecidas em horário diferente das aulas regulares, manhã e tarde, fazendo parte da proposta de uma educação integral.
O Mais Educação, criado pelo Ministério da Educação em 2008, atingiu em 2011 o numero de 14.995 escolas com 3.067.644 estudantes beneficiados com o programa.
Na cidade de Ferraz de Vasconcelos o programa também acontece nas EMEF’s :

Manuel Gomes dos Santos Gastão
Jose Sebastião
Sylvia da Silveira de Martini
Antonio Schiavinati
Professora Maria Margarida Abreu Figueiredo
Halim Abissamra
Abílio Secundino Leite
Sara Tineue
Professor Ruy Coelho
Professora Nirimar Martins Hiar
Dr. Alfredo Froes Neto
Maurice Bou Assi

Entrega do Uniforme Escolar


No dia 30 de agosto foram entregues dos kits de uniformes escolares desta U.E. Para essa data contamos com as ilustres presenças do vice prefeito Flavio Batista (Inha) e da secretaria da educação, Roseli Morilla.
O kit é composto basicamente de três camisetas de mangas curtas; uma de manga comprida; duas bermudas; três pares de meia e um par de tênis, além de agasalhos e calça. Os kits são adaptados para o público feminino e masculino.
Flavio batista comentou do sobre o porquê dos uniformes serem entregues só agora no meio do ano: “Em abril deste ano teve início a entrega dos kits de material escolar em todas as unidades de ensino público infantil de 0 a 5 anos de idade, dos ciclos fundamental I e II e EJA, os uniformes apenas chegaram neste período, por conta de a Prefeitura ter que atender a todas as exigências em termos de formatar licitações que contemplassem bons preços e qualidade.”
Segundo a secretaria da educação, Roseli Morilla, o principal ganho com a adoção do uniforme é o da autoestima dos alunos: "Além de uniformizar e tornar semelhantes todos os alunos, o que ajuda no processo de sua auto identificação e da segurança pública, o uniforme reforça sobremaneira a autoestima dos alunos porque minimiza o impacto de eventuais condições diferenças sócio econômicas entre eles. Tornando-os de certa forma iguais, criam-se melhores condições de aprendizagem."












Em agradecimento, as crianças fizeram apresentações de danças e leitura de poemas para os nossos convidados.

Folclore


O folclore, ciência considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo, deve seu nome ao arqueólogo inglês William John Thoms, que no dia 22 de agosto de 1846 empregou pela primeira vez a palavra folk-lore, composta de dois vocábulos saxônicos antigos: folk, significando povo, e lore, que quer dizer conhecimento ou ciência. Portanto, o folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular. No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se folclore.
O folclore é encontrado na literatura sob a forma de poemas, lendas contos, provérbios e canções, assim como nos costumes tradicionais como danças, jogos, crendices e superstições. Verifica-se também sua existência nas artes e nas mais diversas manifestações da atividade humana.
 Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação, e que não sejam diretamente influenciadas pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam ou à renovação do patrimônio científico e artístico humano ou à fixação de uma orientação religiosa e filosófica".
Dia do Folclore: 22 de agosto. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal.
No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.

Sendo assim, as crianças trabalharam junto com os professores dentro de sala de aula lendas, trava línguas, leituras e brincadeiras e no dia 24 de agosto realizamos a nossa festa em homenagem ao folclore. 


















sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Festa Julina


                                  
No dia 14 de julho a nossa escola realizou mais um “Arraiá do Poletti”. Como já é de costume, os professores trabalharam o tema com as crianças semanas antes, mostrando as origens, as danças, os pratos típicos, as características de cada região dos pais e toda a importância desta festa para a cultura brasileira.
Feito um estudo do meio, é chegada a hora mais gostosa: cair na festa, contando sempre com a participação dos pais e de toda a comunidade. Contamos também com a ilustre presença da secretaria da educação, Roseli Morilla.
No quesito brincadeiras, o bingo é sempre uma das mais concorridas, ao lado da bola na boca do palhaço e a pescaria, tendo em jogo vários prêmios que a escola arrecadou com doações da comunidade, funcionários e empresas da cidade.
A festa também tem seu ponto alto nas varias apresentações de danças das crianças dos 1º aos 8º anos.  A já famosa “quadrilha maluca” é uma das apresentações mais aguardadas por todos, pois a sua mistura de ritmos atuais com a “clássica” quadrilha envolve os alunos dos 8º anos e funcionários!












Nós da EMEF Luciano Poletti deixamos a todos a nossa total alegria e agradecimentos a todos que prestigiam essa festa maravilhosa, pois sabemos o quanto a participação da comunidade é importante para a vida escolar, social e cultural de nossas crianças.

A equipe de funcionários após o fim da festa.